Extensões para Firefox

Com a quantidade de navegadores disponíveis hoje em dia fica até difícil eleger um melhor de todos e ficar com ele por toda a eternidade. Claro que tem aquela galera que não larga o IE por nada nesse mundo, mas cada dia mais as pessoas descobrem os navegadores alternativos e no caso do Firefox, esse já ficou tão popular que nem pode mais ser chamado assim.

Sinceramente, eu já fui o maior fã,  mas hoje em dia nem gosto dele tanto assim. Acho que como navegador puro e simples ele perdeu o encanto. Ultimamente tô mais pro Opera e principalmente pro Safari (pra Mac, pq o pra Windows é cheio de bugs) que são muito melhor acabados. O Ff já teve seus dias de glória, mas está ficando velho. Sua interface não convence mais. Os feeds e as abas que um dia foram novidades já se tornaram banais. Falando nisso, navegação por abas está pobre (experimente reorganizar abas e transformá-las em janelas ou vice-versa no Safari. Dá vontade de ficar fazendo isso o dia inteiro). Os concorrentes também incorporaram diversos recursos legais, como o Speed Dial e a sincronização do Opera e o Showcase do IE7 e o Ff tá lá sem nemhuma mudança significativa há um bom tempo.

Mas se tem uma coisa no FF que deixa seus concorrentes longe pra trás são suas extensões. Com elas você pode ter todos esses reursos que eu citei. No entanto eles nunca funcionam tão bem como nos originais, e é por isso que eu acho que a fundação Mozilla devia incorporar alguns recursos bacanas nativos e não ficar apenas dependendo delas.

Mas são justamente as extensões a razão desse post. Algumas são tão úteis que deveriam ser incorporadas a todos os navegadores. É o caso do draganddropupload uma exensão discreta que você nem nota que está instalada e que quase ninguém conhece também! Com ela você arrastar um arquivo e soltar na caixa de upload do Ff. Muito mais fácil do que ficar navegando pelo (novamente (mau) citado) sistemas de diretórios, que nunca vai permitir que minha tia anexe uma foto no email! E o melhor não é nem isso. Nos sites que aceitam mais de um upload por vez você seleciona alguns arquivos arrasta e solta (tudo que eu gosto! He, he). Por exemplo, quer mandar aquelas centenas de fotos de um evento pelo Gmail? Vai lá na pasta onde elas estão, seleciona um monte, até beirar 10 MB que é o limite de anexo, Arraste todas e solte em cima da caixinha ou mesmo do texto Anexar Arquivo. Muito mais fácil do que ir buscando uma a uma!

Pra quem precisa de um cliente de FTP, tem o FireFTP. O bom é que você pode instalá-lo no Firefox Portable e levá-lo no pen drive para aquela lan house fudida que só tem IE 5 rodando no Windows ME! (Credo!)

Pra variar, minha falta de planejamento gritou mais uma vez e já escrevi muito mais do que devia e o post que devia ser só uma lista de extensões interessantes acabou indo pro caminho do design (de novo!). Tanto que acabei colocando esse tag também, mas inicialmente era pra ser só dicas! Foi mal então, mas vou parar por aqui senão ninguém vai ter paciência de ler! Um dia eu escrevo um Extensões para o Firefox mais enxuto.

E aos amantes do Ff, não me odeiem por causa das minhas críticas. Eu também amo essa rapozinha. Só quero que a Mozilla cuide melhor dela e lance uma versão 3 matadora, como foi a primeira e pelo amor de Deus uma remodelagem na interface! (o que os desenvolvedores de software livre tem contra design de interface?)!

Anúncios

2 pensamentos sobre “Extensões para Firefox

  1. Estou vendo que essa idéia de abstrair o sistema de arquivos lhe é recorrente 🙂

    Eu partes você tem razão, mas nem todos os usuários são iguais… eu, por exemplo, detesto perder controle sobre o sistema… (tanto é que meu linux é sempre compilado na mão, hehe)! Essas abstrações acabam subtraindo do seu poder de controle. Entretanto, em contrapartida, podem ajudar muitos outros usuários, que *não* precisam ter tanto controle assim.
    Interfaces têm um público-alvo 🙂
    Eu não usaria um SO que tivesse como público-alvo pessoas como minha mãe, por exemplo 😛

  2. Mas é verdade. Tô quebrando um pouco a cabeça tentando imaginar como será a caras dos SOs daqui uma ou duas gerações e com certeza o sistema de arquivos como é hoje não está nas minhas previsões. Tô gerando um post sobre isso, só preciso amadurecer um pouco mais minhas idéias pra não ser esculachado sem capacidade de resposta!

    O problema de ter muito controle sobre os aplicativos é que isso só é bom pra uma minoria de pessoas que possuem um domínio razoável sobre o computador. A maioria com certeza acabaria fazendo merda! Normalmente as pessoas preferem o que está mais à mão e as vezes nem é o melhor. É o caso por exemplo do IE (já que o assunto inicial é navegadores). Comparando só com o Ff, ele não é mais rápido, não é mais fácil de usar nem mais seguro. No máximo tem uma interface melhor trabalhada (o 7) mas mesmo que não tivesse continuaria sendo mais usado. Só porque está ali, pronto de fábrica. Complicado agradar usuário!! He, he.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s