E o Windows Phone 7 vai salvar a Nokia?

E ontem como quase todo mundo que chegou aqui já deve saber a Nokia e a Microsoft anunciaram uma parceria cuja principal consequencia será a venda de smartphones rodando Windows Phone 7 pela empresa finlandesa. Até aí excelente notícia. O Symbian vem sofrendo com a concorrência e perdendo na maioria das vezes para sistemas mas sofisticados (leia-se Android e iOS). Enquanto isso a Nokia se mostrava apática e incapaz de propor uma solução que agradasse acionistas e usuários da empresa. Para muitos o tempo da Nokia havia passado junto com os celulares com o jogo da cobrinha.

Em outra dimensão não muito distante, o WP7 tem conquistado a simpatia de todos desde o seu lançamento, antes do qual a Microsoft era tida como carta fora do baralho na competição de sistemas operacionais móveis. Nada melhor então para as duas empresas do que se unirem no que ambas podiam oferecer de melhor, hardware da Nokia com software da Microsoft. Em tempo: a Nokia, ao contrário da maioria de suas concorrentes resistiu todo esse tempo a adotar o Windows Mobile ou o Android em favor do Symbian que agora parece não escapar mais da morte.

Ótimo né? Mas a parte boa da notícia termina por aqui. Na minha opinião a Nokia cometeu um deslize que pode lhe custar uma boa perda de market share nos próximos meses. O anúncio foi feito, mas apenas para ser feito mesmo. Disseram que esse ano de 2011 e o próximo (!!) serão anos de transição ou seja, não veremos um Nokia rodando WP7 tão cedo e enquanto isso os smartphones da empresas continuarão sendo vendidos com Symbian. Mas quem minimamente interessado em tecnologia e informado sobre o mundo mobile vai comprar um smartphone com um sistema operacional fadado ao abandono? Pois é, essa pergunta que tenho me feito desde ontem e não consigo pensar em outra consequencia que não seja uma evasão de novos clientes no curto prazo o que pode ser decisivo para a Nokia e para seu reerguimento com o WP7. Imagina se a Apple mostrasse hoje o iPhone 5 para começar a ser vendido em julho. Será que as vendas do iPhone 4 seguiriam no mesmo ritmo até lá? Claro que não! Bem faz Steve Jobs que sempre destaca em suas apresentações: “Disponível nas lojas dia tal”.

Enfim, não posso afirmar com certeza como os usuários mais antenados da Nokia vão reagir mas se eu fosse um deles iria querer um Nokia com WP7 pro mês que vem!

Nunca é demais lembrar que como a maioria dos posts nesse blog, trata-se da minha opnião e previsão que costuma ter tanto embasamento científico e mercadológico quanto aquelas que fazem dos artistas todo começo de ano no programa da Sônia Abrão embora, modéstia a parte, eu costume acertar mais. 😉

Anúncios

Um pensamento sobre “E o Windows Phone 7 vai salvar a Nokia?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s